Ganhar dinheiro com domínios na internet




Ganhar dinheiro com compra e venda de domínios na internet

Fala galera da finansfera!!!!
Conforme as postagens dos blogueiros vão aparecendo no blogroll, a certeza que tenho é só uma: estamos todos no mesmo barco buscando formas de maximizar ganhos. 

Uns mais outros menos, mas todos são ávidos para galgar os objetivos e atingir a tão sonhada independência financeira.

(Fonte imagem: www.techtudo.com.br)


Ultimamente tenho estudado bastante um mercado que já existe há tempos, mas ainda há pouca informação e poucos blogueiros que se aventuraram nele.

Estou falando da compra e venda de domínios na internet.


Atenção, este post não é recomendação de compra ou de venda, dessa forma o conteúdo apresentado não se trata de recomendação, indicação e/ou aconselhamento de investimento, sendo única e exclusiva responsabilidade do investidor a tomada de decisão.

Sim. É possível ganhar dinheiro criando, comprando e vendendo domínios de internet. Todavia, estou afirmando isso com base no que li aí pela internet. Este blogueiro que vos escreve ainda está se aventurando nesse ramo e já começou a fazer algumas experiências.

Se algum de vocês já se aventurou por esse caminho conte-nos a sua experiência, pois será bem-vinda.

Bom, as informações são limitadas e tem poucas histórias em alguns poucos blogs.

Mas pesquisando aí no google não é difícil achar alguns exemplos de blogueiros que se aventuraram nesse mercado e isso sem falar que alguns domínios já foram vendidos por valores inimagináveis. Dá uma olhadinha neste link: 

Claro que os exemplos do link acima são verdadeiros cisnes negros. De todo modo, o que se vislumbra é que o mercado de compra e venda de domínios é significativo fora do Brasil.


Mas como adquirir domínios?


Existem duas opções: pode-se criar ou pode-se comprar um domínio já existente.

Criar um domínio demanda muita criatividade e eu diria sorte para  inventar um nome certeiro. Além disso, tem que achar um nome que ainda não foi usado. Quando falamos de domínios .com.br não é difícil achar alguns bons nomes disponíveis. Mas em se tratando de domínio .com a tarefa é mais complicada, pois trata-se de domínio utilizado internacionalmente. 

Nesse quesito, até tive sorte em conseguir o domínio .com pro blog, o que é importante, pois muitas vezes uma brincadeira pode tornar-se um negócio de verdade.

Se o cara for criativo e empreendedor acho que seria a melhor opção. 

Além disso, se achar disponível um nome legal, tem a opção de ganhar uma grana estacionando seu domínio.

Estacionar o domínio? O que seria isso?


Para entender um pouco mais você pode acessar a página da Sedo - aba Estacionar Domínios.

A Sedo é uma das empresas pioneiras em compra e venda de domínios. Através do Parking de domínios é possível deixar o domínio à disposição deles e eles vão direcionar publicidade para esse site de acordo com o nome/assunto. Assim, toda vez que alguém clicar no anúncio, você ganha para isso. Além disso, você terá uma noção real de quanto aquele domínio é requisitado.

E o melhor de tudo: de graça, sem custos. Peraí, nem tão de graça, pois uma parte dos ganhos fica com eles. Claro que para isso, para se ganhar com publicidade, vai ter que ter um domínio com tráfego, do contrário, dificilmente ganhará algo. 

Registrando o seu domínio


Mas vamos lá. Digamos que o cara está inspirado e que criar o seu domínio e tal. Onde registrar?

Se o seu domínio for .br o mais indicado e seguro é o Registro.br

Agora, se você pensa em um domínio internacional .com, aí o mais indicado e conhecido é a Godaddy

Já a outra forma de adquirir um domínio é comprar em leilões.

O Registro.br de tempos em tempos realiza leilões de domínios que não são renovados ou cancelados e pode ser uma boa oportunidade de garimpar algo de bom.

Eles publicam o calendário neste link: https://registro.br/dominio/proclib.html

Outras opções é adquirir no Godaddy ou no Sedo.


Há um mercado para compra e venda de domínios?


Se você está achando que toda essa história é besteira e que não há mercado para isso, dá uma olhadinha nos prints abaixo:



A lista acima é dos domínios mais ativos e com mais lances no leilão da Godaddy.  Nessa pesquisa, mais de 500 domínios apareceram com pelo dois lances ou mais e com valores bem variados. Ou seja, há um mercado, pelo menos fora do Brasil, pois não vi final .br na lista.

Na Sedo, separei os dez domínios com mais ofertas. Contudo, o valor mínimo é bem alto (e também devemos levar em consideração que apesar de haver oferta, não quer dizer que vai haver negócio):




Segundo o site Namebio no ano de 2016 foram realizadas 84,901 vendas de domínios, totalizando o valor de $117,569,265. Se formos analisar o mercado há 10 anos, o incremento no volume de negócios foi sensacional, pois em 2006 haviam sido realizadas 9,889 vendas totalizando $ 65,388,847. Esses números mostram como este mercado cresceu em dez anos.


O mercado na prática


Enfim, fiquei curioso para testar esse tipo de negócio. Então aproveitei e nos últimos dias fiz umas pesquisas na Godaddy, procurei um nicho interessante e comecei a testar alguns nomes de domínios. 

Achei alguns nomes legais, mais especificamente 4 nomes. Dois com final .net e dois com final .com, pois o alcance é mundial. Assim, acredito eu, como o mercado lá fora é bem maior que o brasileiro e bem mais avançado no quesito compra e venda de domínios, achei mais interessante registrar domínios internacionais.

Todavia, o meu custo de aquisição foi zero. Como assim? Na verdade, separei 20% do lucro de um swing trade que fiz em mils3 e utilizei para testar essa nova modalidade de investimento. Acho importante não arriscar o capital, mas somente uma parcela dos lucros em investimentos de risco, que o retorno não é certo.

Registrei eles por um ano. Fiz meu cadastro no Sedo e coloquei os domínios lá. Tanto para venda como para Parking. O legal é que a no momento que você adiciona o domínio, a ferramenta deles já faz uma avaliação do nome do domínio e sugere um valor. 


Segue a descrição do sistema disponível no site: 

O Big Data Pricer é uma função da Sedo que auxilia o Usuário a escolher um preço Buy Now ou Oferta Mínima para os seus nomes de domínios. A ferramenta é oferecida aos usuários registrados gratuitamente e somente para propósitos informacionais. Ela funciona aplicando um motor analítico proprietário que compara o seu nome de domínio com informações encontradas na internet e a longa história da Sedo com dados de venda comparáveis, resultando numa sugestão de preço justo de mercado para o(s) seu(s) domínio(s), baseado em sistemas métricos somente relacionados à performance do domínio. 


No meu caso, retornou que alguns domínios que eu encontrei têm valores estimados de $ 299, 499 e de $2.999.


Retomarei esse assunto no futuro, a fim de expor os resultados.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.

Abaixo você encontra os posts mais recentes da blogosfera financeira