Investindo em criptomoedas

Investindo em criptomoedas


E aí pessoal, mais um post para falarmos de um tipo de investimento nada convencional: as criptomoedas. 

Confesso que ainda não investi em nenhum tipo de criptomoeda e considero um investimento bem arriscado. 

Todavia, estou sempre à procura de novas formas de alocação para o capital de alto risco, a fim de obter retornos maiores. 


Claro que nestes casos, considero a possibilidade de perder todo o capital investido, por isso é importante alocar uma pequena parcela do capital, ou apenas rendimentos advindos de outros investimentos de risco.

Em futuro post falarei sobre meu sistema de alocação. 


Saiba em que você está investindo


Voltando ao investimento em criptomoedas, há de se ter em consideração que é um mercado tão volátil quanto o mercado de ações e o risco é altíssimo. 

Mas quanto maior o risco, maior pode ser o retorno sobre o capital investido, assim como maior pode ser a perda em caso do investimento não dar certo, afinal, em renda variável não há certeza nenhuma. 

Aliás, uma notícia interessante divulgada hoje no Portal Infomoney (http://www.infomoney.com.br/mercados/bitcoin/noticia/6439618/bitcoin-bate-nova-maxima-historica-analista-diz-que-preco-pode) revela que a cotação do Bitcoin renovou nova máxima e superou os $ 1.600.

Quem investiu uns trocos em 2013 e segurou até agora está rindo à toa: 


















Fonte: https://br.investing.com/currencies/btc-usd

Já o Litecoin saiu de um período de estagnação nas últimas semanas e teve uma bela valorização e aumento de volume: 


Também tem que se ter em mente, que não é simplesmente aplicar e esperar a valorização. No caso da moeda FedoraShares, o caminho da moeda foi de desvalorização:





Mas e então... 

Quantas criptomoedas existem?


Bom, há centenas de criptomoedas hoje no mercado, todas tentando alcançar o sucesso da moeda predecessora, a Bitcoin.

Segundo o site https://coinmarketcap.com/, temos hoje 726 moedas e 3762 códigos de negociação (LTC/BTC, BTC/JPY, XLM/EUR, etc), incrível, não?

Atualmente, no momento que o artigo está sendo escrito o valor de mercado de todas criptomoedas negociadas atingiu $ 53 bi e um volume de negociação de $ 2,9 bi. 

Como negociar criptomoedas?

Existem diversas plataformas para negociar criptomoedas. Vou listar algumas das mais conhecidas e com maior volume de negociação: 


E no Brasil?

No Brasil já há empresas oferecendo o serviço de compra e venda de Bitcoins.

Seguem algumas plataformas: 






É possível ganhar Bitcoins de graça?

Certamente você já viu centenas de anúncios ofertando 1001 maneiras de ganhar Bitcoins, seja clicando em anúncios, jogos, loterias, etc. 
Pelo que pesquisei por alto, o retorno é muito pífio e não compensa o tempo investido. Se alguém souber de algum sistema que compense o tempo investido, fique à vontade para compartilhar.
Agora, se você for um apostador e gosta de brincar/apostar, uma opção interessante é o FreeBitcoin (Aproveitei e fiz um cadastro para testar: https://freebitco.in
Nesse site, se você contar com a sorte, tem chances de ganhar alguns Bitcoins. 
A cada 60 minutos você participa de um sorteio e ganha alguns Bitcoins, conforme a tabela abaixo:
 



Detalhe que tais valores não são fixos e vão alterando, conforme você vai participando: 





Ainda, a cada tentativa dessas você recebe 2 tickets para concorrer a uma loteria que rola no site. Com os dois tickets a chance de ganhar o 1º prêmio é de 0.00006480 %. (observação: é mais fácil ganhar na Lotofácil, pois a chance de acertar 15 número com 1 jogo é de 0,000030593 e paga excelentes prêmios). O prêmio principal gira em torno de 3 bitcoins.

Se der sorte, voltarei para contar. 



De todo modo, pela cotação atual não considero investir em Bitcoin, todavia há algumas outras opções que parecem interessantes e tentarei aprofundar meus conhecimentos nessa área.

Enfim pessoal, se alguém quiser compartilhar sua experiência, fique à vontade.






2 comentários:

  1. Excelente post,
    Por enquanto não tenho coragem de investir me criptomoedas. Talvez um dia perco o medo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou nessa Cownoy, pois acho que o Bitcoin tá muito esticado, mas estou começando a analisar as outras moedas. É tudo uma questão de tempo e segurança.

      Excluir

Comente aqui.

Abaixo você encontra os posts mais recentes da blogosfera financeira