Sobre cisnes negros

Cisnes negros no mercado financeiro


Cisnes negros, conforme Nassim Taleb, são eventos imprevisíveis e inesperados e que causam um grande impacto econômico. 

Quando ocorrem no mercado financeiro ocasionam distorções extremas nos preços e podem gerar uma oportunidade de lucro exorbitante, como também podem trazer um prejuízo inimaginável.

Ontem, um cisne negro aconteceu no mercado de moedas digitais. 


A cotação da moeda Ethereum (ETH/USD) na Bolsa GDAX caiu de $319 para $0,10 em questões de segundos e recuperou a cotação logo em seguida.

Mais informações aqui: 


Nos comentários do Infomoney tem muitos afirmando que isso não ocorreu. Todavia o gráfico do ETH/USD na GDAX mostra o tamanho do candle e que o ativo buscou, de fato, os centavos (clique na imagem para ampliar): 




Além disso, o próprio Vice-Presidente da GDAX confirmou o acontecimento: https://blog.gdax.com/eth-usd-trading-update-5d8142b5bdc1

Segundo ele, foi uma ordem de venda milionária que gerou um efeito cascata em stops. 

Sem dúvidas, esse foi mais um cisne negro no mercado financeiro, no caso, no mercado de criptomoedas. Um evento imprevisível e improvável com consequências para o mercado. 

Aliás, trata-se de um cisne negro que ao mesmo tempo é positivo e negativo. Para quem estava comprado na moeda e foi estopado, sentiu o gosto amargo de ter uma perda inimaginável. E o pior, logo após a cotação recuperou-se. 

E há quem aproveitou esse cisne negro para tornar-se milionário. Ainda não há confirmação, mas um usuário postou o print das negociações ocorridas em meio ao crash e supostamente houve uma compra de 3809 papeis a $ 0,10. 

Assim, supostamente alguém ganhou $1 milhão com pouco mais de 380 dólares:





Sem dúvidas, esse é mais um evento que põe em xeque o mercado de criptomoedas, o qual ainda é objeto de muitas dúvidas e desconfiança. 

Por ora, eu vejo esse acontecimento como um cisne negro. O tempo dirá se foi isso mesmo ou se esse mercado irá colapsar em função de uma bolha.

Bom, resumo da história: sempre haverá cisnes negros no mercado financeiro... a pergunta de um milhão é: qual será o próximo? 

Não sei se há algum estudo mas acredito que a probabilidade de acertar um cisne negro no mercado financeiro seja a mesma de acertar na loteria.

Eu, apesar de investir ativamente no mercado há mais de dez anos, nunca consegui acertar um, apesar de ter vistos vários cisnes negros ocorrerem na Bolsa de Valores: TELB4 (2007), TAMM1 (2010), MNDL3 (2011), CGAS11 (2014), GOAU11 (2016), MGLU3 (2016-2017), opções da Petrobrás no descobrimento do pré-sal, dentre outros.

E vocês, já aproveitaram um cisne negro para alavancar seu patrimônio? ou foram vítimas de um cisne negro negativo? 


10 comentários:

  1. O que aconteceria se esse cara que ganhou um milhão especulando vendesse tudo logo em seguida ? Aconteceria outro cisne ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso dele acredito que nada Anon. Se tiver comprador talvez nem faria cocegas no book. Parece que a ordem que fez o papel cair era gigante (não falaram a quantidade, mas certamente foram muitos milhões) e derrubou inicialmente o papel para 227. O que fez o papel desabar depois foram 800 ordens de stop, segundo o VP da Gdax. Abs,

      Excluir
  2. Bem melhor agora com a mudança nas letras.

    Foi histórico e absurdo, provavelmente esse foi o maior já registrado no que tange negociação de ativos financeiros.

    Não há comparação possível entre loteria e cisne negro(estude o conceito do Taleb). Loteria é matemático, a um universo limitado e é possível a previsão. Cisne negro por definição é incerto e de impossível matematização. Evidente que sabemos que por trás do cisne negro sempre há um agente causador, e nos mercados ele em tese poderia ser identificado.

    Tenho uma alocação(10k +-) em várias "moedas" na Poloniex, quem sabe pego um desses...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw Anon. Na verdade não quis dizer que um cisne negro é igual loteria, mas que seria tão difícil acertar um cisne quanto acertar na loteria, talvez expressei-me mal. Quanto maior a diversificação, maior a chance. Como é ter conta na Poloniex? É fácil resgatar a grana? Abs.

      Excluir
  3. Há uns dez anos, eu comprei call de petrobrás um dia antes de o Bush anunciar um pacote fiscal de USS 800 bi. Foi totalmente por acaso minha compra na véspera. Lembro que ganhei uns 60% em um dia.
    Mas foi só. Meu resultado líquido com opções é quase nulo. Já vi elas virarem pó algumas vezes. Felizmente, parei com isso há muito tempo. Acho que não é pra mim.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala KB. Pois então, às vezes acho engraçado de ver essas propagandas na Infomoney com trade 500 a 1000% em opções. Até hoje, todos que conheci que conseguiram ganhar uma boa grana em opções, perderam tudo logo em seguida. Eu gravei mentalmente a seguinte frase e desde então sigo firme: não opere opções, não opere opções, não opere opções. Tive a mesma experiência que você: mais entreguei dinheiro pro mercado do que ganhei. Abs.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Fala Uó. Loco foi esse stop geral sem que os caras tivessem um mecanismo de leilão. Abs.

      Excluir
  5. Fala Finansfera! Eu não ganhei em nenhum, mas tenho um amigo que ganhou muita, muita grana com TELB4... O cara até largou seu trampo para viver de bolsa... Não durou 6 meses no mercado...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Investidor, é como dizem por aí... o que vem fácil, vai fácil. Acredito que até haja diversas pessoas que tenham acertado um trade desses, até mesmo por acaso, e depois lhes falta experiência de mercado para lidar com o dinheiro. Inevitavelmente acabarão devolvendo tudo.

      Excluir

Comente aqui.

Abaixo você encontra os posts mais recentes da blogosfera financeira