Ganhando dinheiro com robôs

E não é que é possível ganhar dinheiro com robôs de investimento?!?!

Pelo menos os meus primeiros trades foram de resultado positivo 😀 e espero que continue assim!

Então, o post de hoje é para falar sobre uma estratégia que iniciei neste mês. 

Na verdade, há um tempo atrás vi esse post do Baiano Canguino: 
https://canguino.blogspot.com.br/2017/05/operando-com-robos.html e resolvi por em prática algo que já estava na minha lista.

Não sou nenhum expert em gráficos e ainda que fosse, o tempo consumido no trabalho não permite um acompanhamento diário, tanto que mudei minha estratégia de investimento no exterior.

Todavia, tenho uma boa noção de indicadores, candles e setups.
Enfim, consigo fazer de vez em quando algum day-trade, mas o meu forte é swing trade. 

Diante disso, resolvi separar uma grana e automatizar meus day-trades através de um robô de investimento.

De mais a mais, tenho estômago para aguentar perdas (programadas por stop) e uma aversão moderada a risco, de forma que separei um capital para testar essa estratégia de operar com um robô de investimento.

Mas falando sobre a estratégia com robô: é algo que me forçou a sair de minha zona de conforto e estudar. Sem falar no fato de ter que encarar um novo desafio.

Para começar, descobri que a melhor estratégia para operar com robôs é operar nos mercados futuros, no míni índice ou no míni de dólar. Mais detalhes sobre esses contratos aqui e aqui.

Basicamente: 

WDO% a cada ponto a variação corresponde a R$ 10,00.
WIN% a cada ponto a variação corresponde a R$ 0,20.

A principal vantagem de operar no míni é a alavancagem e a alta liquidez. A maioria das corretoras exigem uma margem pequena (day trade) para liberar as operações no contrato futuro, fator que facilita o acesso ao mercado e demanda um baixo investimento.

Claro que para quem vai operar com robôs é bom ter um capital superior à margem exigida, a fim de que haja capital suficiente para cobrir eventuais ou sucessivos stops que o robô venha a ter, caso contrário você vai receber uma ligação da corretora chamando margem para cobrir a operação. 

Bom, diferente do Canguino, eu estou seguindo uma estratégia diferente. Depois de muito pesquisar, encontrei a SmarttBot: https://smarttbot.com/.

O lado bom é que eles permitem fazer testes grátis. Além disso, você não precisa ficar com o computador ligado ou a plataforma aberta. Você coloca o sistema para rodar e ele enviará as ordens diretamente para a corretora executar, o que eu considero excelente, pois não preciso preocupar-me com queda de luz ou internet. 

O ruim é que tem que ter conhecimento de análise técnica e saber fazer a leitura de gráficos para fazer a configuração, caso você não queira contratar um robô já pronto. Para quem é leigo no assunto, vai ter que fazer um investimento maior e contratar um robô pronto, que pode ser feito com a própria Smarttbot ou com outras empresas que oferecem robôs prontos como a RoboInveste ou RoboticTrader.

Até vi alguns robôs legais oferecidos por essas empresas, mas antes de fazer um investimento alto, resolvi testar por minha conta e risco.

Bom, vou falar da minha experiência...

Mês passado abri a conta grátis para fazer alguns testes. Testei dois robôs usando a estratégia: 2MM Bot - Cruzamento de Médias Móveis. No caso, eu mesmo configurei e fui ajustando os parâmetros até achar um padrão que me agradou. 

Na 1ª configuração testada o retorno ficou em 7,06% e no 2º teste a rentabilidade ficou em 8,04%. Contudo, todavia, entretanto um 3º robô teste apresentou uma rentabilidade de -13,20% em duas semanas. Por isso a importância de testar em modo simulado antes de colocar para rodar em uma conta real.

Depois de testadas as estratégias e quando comecei a sentir que de fato daria para ganhar dinheiro, abri uma conta na Modalmais (abertura toda de forma online e com muita rapidez, diga-se de passagem) que tem parceria com a Smarttbot e contratei o plano Lite deles que permite operar 2 míni-contratos. 

Afinal, na conta simulada é uma coisa, quero ver se na real também é possível obter tal rentabilidade.

Em cerca de dez dias de trades a rentabilidade está em 6,86% sobre o capital destinado para essas operações.

Ainda é muito cedo para tirar qualquer conclusão, mas já superou as minhas expectativas. Somente o fato de não perder dinheiro já de cara eu considero uma vitória. Agora é ir monitorando. 

Já estou estudando uma segunda estratégia: Hilo Bot - Hilo Activator que é um indicador que eu não conhecia e achei bem interessante, pois ele busca identificar a tendência do ativo e faz a entrada conforme reversão da tendência.

Possivelmente nos próximos meses mudarei de plano a fim de poder rodar 2 ou mais robôs de forma simultânea. 

Com o tempo escasso em função do trabalho, para mim a SmarttBot tem se apresentado como uma boa ferramenta para executar meus trades e assim eu tentar aumentar minha rentabilidade.

Se alguém já utiliza o Smarttbot e quiser compartilhar sua experiência fique à vontade.



17 comentários:

  1. Já ouvi falar muito em fazer trade com robôs, mas isso não é para mim.

    Bom que você está ganhando.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Cowboy, com certeza tem que ter perfil. Se for um investidor conservador, não há como mesmo, mas para investidores arrojados e com perfil agressivo é uma boa maneira de tentar aumentar a rentabilidade. Abraço,

      Excluir
  2. Salve, Finansfera! O problema dos robôs é que eles operam por padrões de mercado e os padrões do mercado mudam constantemente, então tem que ficar atento para alterar a configuração se for o caso. Já me aventurei nos day-trades, mas não tenho tempo para ficar com o monitor aberto operando.

    Sucesso com o robô. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Barbarossa, bem observado. Por enquanto a configuração que tenho utilizado está apresentando um bom resultado, todavia acompanho as movimentações no final de cada dia para ver se há necessidade de mudar algo. Abraço,

      Excluir
  3. Interessantissimo Fininsfera
    Espero que dê muito certo no longo prazo. Um dia ainda tiro um tempo para aprender mais sobre isso.

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No longo prazo é um desafio mesmo, vamos ver se a estratégia se mostra consistente. Abraço,

      Excluir
  4. Boa !!! eu vi o post do canguino, vou aguardar futuramente você nos dizer mais sobre os resultados dos robos !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Stifler. Pois então, vi poucos blogueiros comentarem sobre o assunto. Resolvi colocar a mão na massa e testar. Conforme a estratégia se firmar postarei novamente. Abraço,

      Excluir
  5. Fala Finansferas,

    Um amigo meu falou de um robô e achei maluquice, ainda mais pelo preço que era uns 400 reais mensais, mas pelo seu post a principio funciona hein? Vou te colocar na minha blogroll, da uma passada la no meu blog e deixa alguma consideração, se tiver.

    Abraços do BnA,
    Brasileiro na Arábia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala BNA, a princípio os parâmetros que eu configurei estão funcionando bem, se vai continuar assim somente o tempo dirá. Existem sim estratégias já prontas que algumas empresas vendem e de fato o investimento é considerável. Tbm já te add aqui, passarei lá sim para dar uma força. Abraço,

      Excluir
  6. Respostas
    1. Ainda mais se der certo em uma estratégia de médio a longo prazo. Abraço Inglês,

      Excluir
  7. Massa Finansfera!

    Ainda tenho que comer muio feijão com arroz na bolsa para operar com esses robôs, mas quem sabe no futuro!

    Continue nos atualizando com seus resultados!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, acredito que robôs não é algo para iniciantes, tenho praticamente dez anos de Bolsa e somente agora resolvi arriscar com robô. Sim, pretendo fazer um post mensal e claro, se a estratégia não se mostrar lucrativa ou vou buscar uma nova estratégia ou descontinuarei o investimento. Abraço,

      Excluir
  8. Graças ao seu posto resolvi reativar minha conta na smarttbot, demo é claro. Agora tou mais "escolado", vou começar a fazer uns testes. Eu não deixo o robô executando o dia todo, quando dá meu gain diário eu desligo. Tem funcionado bem até agora. E a princípio tou testando só com 2 médias móveis mesmo.
    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  9. Fala Anon! A conta demo/grátis é uma excelente opção para quem quer começar e testar suas estratégias e parâmetros sem correr o risco de ter perdas. E o bom que na conta real permite rodar também o modo teste simultâneo, assim dá para testar outras estratégias caso algo dê errado na estratégia/parâmetro atual. Quanto ao gain diário, eu deixo ele executando o dia todo, mas se atingir o stop diário, seja para ganhos ou perdas ele para. É importante programar para evitar de ter surpresas com perdas inesperadas. Abraço e boa sorte nos testes!

    ResponderExcluir
  10. Fala FB,

    Antes de chegar ao seu blog, uns dias atrás, eu acabei vendo umas propagandas da smartbot no facebook e achei bem interessante. Você sabe dizer se apenas dá para operar os minis ou se dá para operar ações também?

    abraço.

    ResponderExcluir

Comente aqui.

Abaixo você encontra os posts mais recentes da blogosfera financeira