Em busca do número mágico


Fonte: http://pt.freeimages.com/premium/red-query-marks-around-dollar-sign-1651973
Fala galera!

O post de hoje é sobre um assunto que diz respeito a todos que buscam a independência financeira. 

Você já calculou o número mágico do montante necessário para atingir sua independência financeira?

Certamente em algum momento você já fez cálculos e traçou alguns objetivos para buscar sua IF.


E inevitavelmente, um número mágico veio à sua mente, cujo montante é suficiente e necessário para você largar tudo pro ar e tocar o foda-se.

Confesso que o ao longo de minha jornada financeira esse número mudou inúmeras vezes. Foram cálculos e cálculos e a medida que o tempo passou esse número foi alterando-se. 

Primeiro porque minha renda subiu ao longo desses anos e consequentemente para ter uma renda passiva igual e equivalente ao salário que ganho hoje o montante aplicado precisa ser bem maior ao que eu precisava há anos atrás. 

Nesse quesito entendo que enquanto não atingir uma renda passiva próxima ao meu salário líquido é muito temerário largar o certo pelo duvidoso.

Segundo porque os objetivos a longo prazo também mudaram, afinal, há uns 3 a 5 anos atrás eu nem cogitava a ideia de morar no exterior. Bastaram algumas viagens e experimentar culturas diferentes para essa ideia fervilhar em minha mente.

Além disso, ao longo desse tempo, aprimorei meus conhecimentos e adquiri muita experiência no mercado financeiro. A título exemplificativo, há 5 anos atrás eu nem sabia o que era TSR - Taxa Segura de Retirada e as suas implicações para quem almeja viver de renda ou sequer cogitava de diversificar o patrimônio ou abrir uma conta no exterior.

O fato é que esse número ainda pode variar por "N" motivos.

Meus objetivos podem mudar, minha situação no trabalho pode alterar-se, a inflação pode disparar, a situação econômica degringolar, sei lá. 

Outro dia, no blog do Corey vi um comentário de alguém o qual afirma que com R$ 3.000,00 mensais são suficientes para ele viver. Ele atingiu a independência financeira? Não se... mas se para ele aquele valor é suficiente para pagar as contas e ainda sobra um montante e ele está feliz com sua vida e seus objetivos, acredito que sim.

A discussão sobre isso é boa e o VdC fez um post sobre o assunto. Acontece que esse número muda de pessoa para pessoa, mas eu entendo que o cerne da questão é buscar um número palpável. Ou seja, almejar um número que seja possível de atingir para ser financeiramente independente. 

Há uns 6 a 7 anos atrás imaginava que 1 milhão de reais seria suficiente para largar tudo. Naquela época pensava em morar uma praia interiorana e viver uma vida simples com qualidade de vida. 

O tempo passou e hoje essa opção ficou em segundo plano, pois não só os objetivos mudaram como o milhão se mostra insuficiente para largar tudo pro alto, pelo menos pra mim. 

Atualmente, um número tem sido o objeto de perseguição por minha parte. Acredito que atingindo tal montante poderei largar tudo pro alto: R$ 2,5 m. Esse é o número para o qual estou canalizando minhas energias e empreendendo esforços para atingir. 

Já tenho um montante bom de patrimônio e o objetivo é em 7 anos atingir essa marca através de fortes aportes e juros compostos. O tempo pode diminuir a depender de bons resultados em renda variável. 

O importante é ter um número em mente e colocar a estratégia traçada para funcionar.

E vocês, já fizeram a conta de seu número mágico?



28 comentários:

  1. Olá Finasfera,
    Muito bom seu pensamento. Para mim menos de 1M já é o bastante,mas pretendo ter mais por garantia.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Cowboy. Eu acredito que com menos também seria suficiente. Mas quero ter uma boa margem de segurança e tal. Enfim, é interessante ver como os valores variam de pessoa para pessoa. Abraço!

      Excluir
  2. ja fiz alguns posts sobre isso. varia de pessoa pra pessoa, com certeza. interessante vc por essa discussao aqui. eu sinto falta de um forum para centralizar as discussoes sobre independencia financeira e aposentadoria precoce. os gringos tem os deles. somente blogs fica muito espalhado. se alguem aí que manja dos paranaue pudesse ajudar a criar tal pagina...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa ideia mesmo Vagabundo, pois também sinto falta de um fórum com um bom nível de discussão. Um fórum para centralizar todas as discussões da blogosfera pode ser uma boa. Até incorporei um fórum no blog, mas como ele é aqueles grátis não ficou muito legal. Abraço!

      Excluir
    2. acabei de ver o forum do seu blog. é igual ao do blog "Investidor de Risco" né ? Realmente muito basico. Teria que permitir aos usuarios criar topicos dentro de sub-forums pre-determinados. Uma hora quero pesquisar se tem como fazer de graça e ja meio pronto, porque eu nao manjo de web. valeu

      Excluir
    3. Pois é Vagabundo, eu pesquisei e não consegui achar nada melhor de graça. Se descobrir avise. Abraço!

      Excluir
    4. andei olhando. Tem o Reddit, uma plataforma consolidada, onde inclusive tem foruns de IF de alguns países. E um de tal de forumeiros.com, que parece oferecer mais recursos mas me parece um pouco obscuro. Da uma olhada.

      Excluir
    5. Interessante Vagabundo, mas parece que não tem a opção de incorporar ao blogger. Pelo menos não consegui localizar no Reddit e no Forumeiros há tópico informando que não tem como incorporar o fórum no Blogger. Abraço!

      Excluir
    6. Eu penso num fórum à parte, independente de qualquer blog. Exemplo (gringo) : http://www.early-retirement.org/

      Excluir
  3. O valor para atingir a IF é mtu relativo. Eu por exemplo imagino que hoje com 3-4 mil por mês iria viver tranquilo, porém vou envelhecer e as despesas aumentarão o convenio médico ficará mais caro, estou para ganhar 1 filho etc...

    Depende muito da vida que vc deseja levar, eu gostaria de juntar patrimônio suficiente para que minhas próximas gerações conseguissem viver sem trabalhar esse sim será um projeto de longuíssimo prazo.

    Somente tenha cuidado de não focar de mais nos investimentos e não aproveitar a vida.

    Tenha um ótimo fds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Galo, varia bastante mesmo. A questão principal é que não podemos nos pautar pelo que gastamos hoje, pois você não sabe que despesas mais terá no futuro. É legal pensar em juntar patrimônio para as suas próximas gerações. No meu caso não penso nisso, pois como tive que sair do zero, já fico suficiente se eu atingir a IF. Abraço!

      Excluir
    2. Olá Finansfera,

      "pois você não sabe que despesas mais terá no futuro"

      É exatamente aqui o "problema" de querer achar o número mágico.

      Abçs!

      Excluir
  4. Grande Finansfera$!

    Realmente o valor vai depender muito do estilo de vida de cada um e existe um fator de cagaço que deve ser considerado (termo técnico da área de engenharia).

    Outra coisa a se levar em conta é o portfólio, tema que venho investindo muito tempo nos meus estudos.

    Esse link tem um estudo de análise de monte Carlo para probabilidade de se aposentar com dividendos, mais comum em países com taxas de juros civilizadas.

    https://ofdollarsanddata.com/retiring-off-dividends-what-are-the-odds-b2c1f777f276

    Por esse caminho para se ter uma aposentadoria precoce é necessário ter um bom emprego e investir 50% dos rendimentos.

    Tenho trabalhado com a famosa taxa de retirada de 4% ao ano, que foi dimensionada para países com baixa taxa de juros real, então já teria um bom fator de segurança para o Brasil.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao me sinto bem com essa regra de 4%. Esse numero veio do comportamento da bolsa e titulos publicos americanos. Nossa incipiente bolsa é uma das mais volateis do mundo. Tenho pé atrás. Fora que no futuro talvez nossos juros acabem baixando - difícil na atual conjuntura, mas nao se pode excluir essa possibilidade ao se pensar num horizonte de 40 anos. Queria muito ver estudos assim baseados na nossa economia.

      Excluir
    2. Fala Janota, concordo contigo quanto ao fator cagaço hehehe. Acho que para largar tudo tem que se ter uma boa reserva. Interessante o artigo, esperava neste ano ainda conseguir guardar 50% do salário, mas acredito que vai ficar para o ano que vem. Abraço!

      Excluir
    3. Nossa bolsa e nossos juros são voláteis.

      Difícil fazer esses cálculos com precisão.

      Abçs!

      Excluir
  5. Grande Finansfera$,

    Recentemente eu montei uma planilha de Juros xAposentodia baseado em um idea do YouTube. Em vez de pensar em "número mágico" eu atualizo a quantidades de meses ou o percentual já percorrido.
    Faltam cerca de 100 meses e já percorri cerca de 25%. Como a trajetória é não-linear porque os juros crescem exponencialmente durante o tempo, vou atualizando a meta mensalmente.
    Pretendo abordar esse assunto em breve. Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Aportador! Interessante essa forma de buscar a IF. Se puder faça um post e disponibilize essa planilha no seu blog. Abraço!

      Excluir
  6. Fala Finansfera,

    Acho que pra mim uns 4 a 5kk ta bom. Quero chegar a IF com qualidade de vida, poder viajar, viver bem, comer o que quiser, etc.

    Vou batalhar para isso, quem sabe daqui uns 10 anos não atinja essa meta. Menos de 40 anos com essa grana, e "jovem". Da pra aproveitar a vida hein

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala BnA, 4 a 5kk é bem agressivo, mas se conseguir aportar forte e conseguir uma boa rentabilidade não é impossível. Com certeza, também acho que o ideal é atingir um número suficiente para ter qualidade de vida, sem preocupações e sim, considerar eventuais gastos com filhos e tal. Abraço!

      Excluir
    2. Bem agressiva essa meta. Como chegou nesse numero ?

      Excluir
  7. Uma coisa que as pessoas não colocam na conta é que voce um dia ira casar, ter filhos, e isso aumentara bastante os gastos.

    Acho bacana ja se planejar com esses gastos no papel.

    ResponderExcluir
  8. atualmente invisto só na renda fixa e utilizo uma tsr de 2% sobre o valor do meu patrimônio financeiro para ter segurança.Os juros reais no brasil tendem a ficar baixos em um futuro bem próximo,acompanhando a tendência mundial. Preciso estudar outros tipos de aplicação para aumentar minha TSR, mas não lido muito bom com riscos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí $$$, 2% é bem conservador mesmo, mas o que é bom, pois quanto maior a TSR, maior o risco e a rentabilidade a ser buscada. Quanto aos juros no Brasil, com esse nosso cenário político não consigo fazer uma avaliação de que realmente vai seguir a tendência mundial. Abraço!

      Excluir
  9. Meu número seria algo entre 6 mil e 8 mil nos valores de hoje, com isso com certeza dá para ter uma vida tranquila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seriam valores mensais né Stifler. Com certeza, dá para se viver bem, todavia é importante ter um patrimônio que lhe de uma boa gordura para queimar. Abraço!

      Excluir
  10. Meu número mudou muito também!
    Comecei com 1M, mudei para 2M e hoje eu queria uns 5M para me sentir totalmente livre...hehehe
    Colocando na ponta do lápis mesmo, de 2M a 3M está ótimo...com a ajuda dos juros compostos eu chegaria aos 5M ao longo dos anos...
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IFM! A questão é que não conseguimos nos contentar e estamos sempre buscando mais. E um dos maiores problemas que vejo é quanto mais se ganha, mais se gasta, por isso a importância de um bom planejamento e tentar manter um padrão nos gastos, independente de aumento da renda. Quanto ao montante, é um problema bom eu diria, afinal quanto maior o montante, mais independente você será. Abraço!

      Excluir

Comente aqui.

Abaixo você encontra os posts mais recentes da blogosfera financeira