Investindo em criptomoedas na prática

Fala pessoal!

Finalmente chegou o dia que resolvi deixar a preguiça de lado e ler um pouco mais a fundo sobre as criptomoedas. 


Não só ler, mas analisar e abrir umas contas, pesquisar sobre carteira e por aí vai. Aliás, dicas são bem vindas nos comentários.

Após ler bastante sobre o assunto, analisar prós e contras, acredito que tirando a possibilidade de muitos governos barrarem as criptomoedas por questões de regulamentação (acho difícil barrar, mas podem desestimular seu uso), cheguei à conclusão que há inúmeras vantagens para esse mercado cada vez mais crescente.


Como sou muito amador nesse ramo, e são poucos os amigos blogueiros aventureiros nesse ramo, fui coletando uma informação aqui e outra li, pescando entre um artigo e outro, como fazer na prática para investir em altcoins de uma maneira geral, sem ficar limitado às principais moedas, mas sim também no futuro apostar em novas moedas.

E a melhor maneira para isso, é abrindo uma conta e operando na prática.

Assemelha-se muito à operar na Bolsa de Valores, todavia com suas peculiaridades.

No Brasil, as Exchanges tem poucas opções para investir em altcoins, dessa forma resolvi abrir conta na https://bittrex.com/, em função da quantidade de ativos disponíveis para negociação: https://coinmarketcap.com/exchanges/bittrex/ 

Como não dá para mandar dinheiro para lá, apenas moedas (pelo menos não achei a opção para mandar dinheiro), o negócio foi abrir uma conta em uma exchange brasileira que aceita depósito em reais para comprar Bitcoins e depois enviar para a exchange estrangeira. Eu escolhi a https://foxbit.exchange/

Assim, posso fazer um DOC ou TED, comprar Bitcoins e fazer o envio desses Bitcoins para a Exchange estrangeira, que no meu caso é a Bittrex.

E finalmente poderei efetuar a compra e a venda de diversas altcoins disponíveis na plataforma. 

Mas não para por aí, pelo que li não é recomendável deixar suas moedas paradas lá exchange. 

Wallet, o que é isso? 

Sempre quando lia a respeito, ficava com essa dúvida. Por que raios, se vou abrir uma conta em uma corretora de moedas tenho que ter uma wallet? Preciso ter uma wallet para cada tipo de moeda?

Enfim, para alguns pode ser perguntas simples... mas no meu caso faltava vontade de pesquisar e entender. 

Diferentemente de quando operamos na Bolsa de Valores, em que você abre uma conta em uma Corretora e compra e vende ações e elas ficam custodiadas junto à Central Depositária da BM&FBovespa, não é recomendável deixar suas moedas na Wallet da Exchange por "N" motivos... pode sofrer um ataque hacker e você ser furtado ou a exchange fechar as portas ou quebrar. 

Por isso, o ideal é você baixar uma wallet ou carteira e manter com você suas moedas, ou melhor: irá armazenar as suas chaves públicas e privadas e interagir com a blockchain para enviar e receber moedas e conferir o saldo.

Para cada moeda tem uma wallet, todavia, há algumas carteiras digitais que são multi-moedas.

Dito isto, resolvi criar minha Wallet na Jaxx: https://jaxx.io/ uma vez que eles possuem um suporte multi-moedas. Também há a Exodus, a qual já possui suporte para diversas moedas e está em desenvolvimento para permitir o armazenamento de mais tantas outras: http://support.exodus.io/article/96-exodus-wallet-roadmap

Por ora estou validando as contas, nos próximos dias devo transferir um valor para definitivamente comprar minhas primeiras criptomoedas e baixar para minha carteira. 


Espero não estar esquecendo de nada importante. Se você já manja dos paranaue em moedas digitais e tiver algo a acrescentar, fique à vontade para comentar.


Até a próxima.


Ah, para aqueles que querem testar a sorte e tentar ganhar algumas moedas de graça, seguem alguns sites que achei e estou testando para ganhar algo de graça, lembrando que não vale a pena colocar grana nesses sites para tentar retorno: 



https://freebitco.in



Disclaimer: As informações acima devem apenas servir de parâmetro para estudo e a decisão de investir ou não deve ser tomada mediante as análises pessoais de cada um.

12 comentários:

  1. Sinceramente eu tenho um certo preconceito com essas moedas digitais por outro eu me sinto um bobo vendo muitos blogueiros ganhando dinheiro com ela na verdade estou tentado estudar o assunto e arriscar alguns temers que não prejudique muito meu patrimônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe, estou nesta mesma vibe Socrates. Por isso resolvi abrir a conta, estudar e investir um valor baixo que não fará falta. Abraço!

      Excluir
  2. Nada contra em comprar moedas digitais, mas eu classificaria como especulação e não investimento. Sei que na prática uma coisa acaba sendo a outra e vice versa, afinal é difícil definir quando uma coisa deixa de ser investimento para se tornar especulação. Na minha convicção PESSOAL, se o lucro é advindo somente do lucro financeiro (nada foi produzido) é especulação pura. Mais uma vez, nada contra! Mas os riscos são maiores. Fique atento para isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser Bufunfa, para mim o que importa é ter retorno, seja investimento ou especulação, lá no bolo final o dinheiro é o mesmo. Quantos aos riscos, com certeza a chance de virar pó existe. Abraço!

      Excluir
  3. Fala Finansfera!

    Quais moedas pretende comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Inglês, ainda não defini pois estou estudando. Por ora, chamaram minha atenção: Monetha, IOTA, Waves, EOS. Mas ainda tenho muitas para analisar. A verdade é que esse mercado está crescendo exponencialmente e temos muitas moedas para estudar. Abraço!

      Excluir
  4. Boa tarde,

    As wallets que voce criou sao paper wallets?
    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anom, não. Baixei a Jaxx para desktop. Abraço,

      Excluir
  5. Caríssimo Finans,

    Salvei seu post aqui. Quero ler em detalhes, umas 3 vezes kkk.

    To na correria como sempre, mas nao podia nao comentar.

    Valeu pelo post,

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fala em correria VdC, também não estou com muito tempo para comentar, só ler mesmo. Sucesso no seu novo formato de site. Abraço!

      Excluir
  6. PURA ESPECULAÇÃO!! porém... acredito no valor das cripto moedas em decorrência do valor do sistema "book" virtual para controle e processamento.

    Ainda não me arrisco pq acredito que virá outras criptomoedas que poderão acabar com o valor do BTC.

    Minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Galo, pode ser que hoje o valor varia bastante em função da especulação. Não acredito no fim do Bitcoin em função de outra moeda vir, pois hoje a Bitcoin é a moeda base para todas as outras moedas, sem falar no pioneirismo e grau de aceitação que já possui. Mas enfim, por ora são somente apostas mesmo. Abraço!

      Excluir

Comente aqui.

Abaixo você encontra os posts mais recentes da blogosfera financeira