Como é o atendimento de uma Corretora no exterior

Fonte: www.schwab.com
Fala pessoal, tudo tranquilo? 

Como são poucos relatos do pessoal que opera no exterior, vou relatar duas situações que ocorreram comigo e que talvez ajude a mitigar as dúvidas de quem pretende começar a investir no exterior. 

Quantas vezes vocês precisaram contatar a corretora de vocês para resolver algo? E quantas vezes tiveram um atendimento que deixou a desejar? Pelo menos, comigo, isso aconteceu diversas vezes ao longo dessa vida de investidor. 

Agora imagine você precisar de atendimento na sua corretora no exterior e você não é fluente na língua inglesa. O que fazer? Bom, vou relatar aqui como foi o atendimento por e-mail e por telefone na Schwab.

Para começar a conversa, a corretora que escolhi para iniciar nos investimentos nos EUA, a OptionsXpress, do grupo Schwab está em processo de migração e integração com a Charles Schwab, assim a OptionsXpress deixará de existir e todos passarão a ser parte da Charles Schwab. 

A fusão havia ocorrido em 2011, mas até então a OptionsXpress e a Schwab continuaram suas operações sem juntar as plataformas, eis que agora, a partir de 09 de outubro todos que tem conta na OptionsXpress passarão a operar por uma nova conta na Schwab, conforme calendário de eventos que segue: http://content.schwab.com/web/trading/client/optionsxpress/intl/index.html

Nesse processo de migração de contas, foi criada uma nova conta na Schwab, ou seja, meu login e senha que utilizo habitualmente na OptionsXpress não funcionarão mais, de forma que tenho que configurar meu novo acesso. 

No decorrer desse processo, após preencher alguns dados de segurança, eu deveria receber um PIN para realizar o novo acesso na Schwab. Para receber o PIN, eu poderia optar por receber por SMS no meu celular, ou através de uma ligação para o meu telefone fixo ou para celular. 

Todavia, após preencher os dados, nada de receber PIN e nada de conseguir configurar a nova conta. 

Mandei e-mail para o suporte e mandaram entrar em contato por telefone. Já bateu aquele frio na barriga, pois não sou fluente na língua inglesa. Entretanto, para minha surpresa, a corretora oferece atendimento em português.

Após alguns minutos na espera, liberou um atendente que falava fluentemente em português e em questão de dois minutos, após confirmar alguns dados de segurança, criou meu novo login e uma senha provisória na Schwab. 

Resumindo, atendimento muito bom e até mais rápido do que o oferecido por diversas corretoras no Brasil.

Ou seja, para aqueles que tem medo de abrir conta nos EUA por não ser fluente na língua, pelo menos na Schwab não há esse problema. Pelo que sondei, hoje, há 3 atendentes que falam português. 

Segunda experiência de atendimento, situação resolvida por e-mail.

Esse caso aconteceu no mês passado. Precisei atendimento, pois consegui bloquear o acesso à minha conta, pois digitei a senha errada. Como hoje em dia utilizamos diversas senhas para tudo que é tipo de acesso, acabei confundindo as senhas e no meio das tentativas, CAPS LOCK ativado, acabou bloqueando. Até hoje fico perguntando como consegui essa façanha... enfim.

Vou lá na opção Forgot You Password para tentar recuperar a senha e pede a resposta da minha pergunta secreta. 

Sim, quando você faz o cadastro na corretora e cria login e senha, pede para configurar uma pergunta secreta e a respectiva resposta e para você efetuar a recuperação da senha, a única maneira é preenchendo essa informação.

Só que eu não tinha nem ideia da resposta que eu coloquei, pois não havia anotado em lugar nenhum.

E sem a resposta da pergunta secreta, nada de recuperar a senha e o acesso.

Entrei em contato pelo chat online e mandaram enviar o pedido por e-mail, devendo enviar um requerimento escrito a mão com a nova pergunta secreta e a nova resposta com a foto de um documento junto com o requerimento, por questões de segurança.   

Em 3 dias úteis atualizaram esses dados e pude finalizar o procedimento de recuperação de senha no site. 

Bom pessoal, por ora essa é a minha experiência de atendimento que tive e foi relativamente fácil resolver os meus problemas. E para quem não é fluente, o atendimento em português é definitivamente uma mão na roda.



21 comentários:

  1. Excelente post, atendente que fala português agora não tem mais desculpa a pessoa que tem condição de investir fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato Iquer, é uma grande facilidade na hora de resolver qualquer problema. Abraço!

      Excluir
  2. ótimo, você ter passado a suas bons experiências com corretoras no exterior.

    Além de ajudar a tirar algumas duvidas e medos, é sempre bom quando somos bem atendidos

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato DIL, eu mesmo não sabia que eles ofereciam atendimento em português. Abraço!

      Excluir
  3. Algum dia em chego lá hehehe, vou me esforçar muito mais eu chega lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada é impossível Sócrates. Tirando a questão do custo de envio do dinheiro, de resto é tudo fácil. Abraço!

      Excluir
  4. Olá FB,

    Obrigado por relatar a sua experiência. Essa corretora é boa em relação a custo beneficio em comparação as outras? Qual o preço por corretagem?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Cowboy. Eles estão entre as maiores e com preços bem atrativos. A corretagem está em $4.95. Dá uma olhada aqui: http://www.schwab.com/public/schwab/active_trader/pricing. Abraço!

      Excluir
  5. QUE LEGAL, nem fazia idéia que tinham atendimento em português. Ainda mais português né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Bufunfa, quem diria. Sinal que há uma demanda boa para eles disponibilizarem 3 atendentes em português. Abraço!

      Excluir
  6. Bom saber, FB! Obrigado por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  7. Nossa nem imaginava isso, atendimento em português, se fosse em espanhol vá lá... mas e aí o português deles é com sotaque? rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Stifler, nem eu imaginava. Pior que nem sotaque tem, muito atenciosos e atendimento bem bom. Tanto que de agora em diante, qualquer problema ou dúvida vou resolver por telefone, pois é muito mais rápido do que o suporte por e-mail. Abraço!

      Excluir
  8. Esta abrindo conta para nao residentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, acredito que sim. Todavia não saberia te informar a questão de valor mínimo para abertura. Tem que ver com eles. Abraço!

      Excluir
  9. Parabéns Finansfera!
    Conheci o blog e estou gostando bastante!
    Esse ano abri conta da DriveWealth e só tenho elogios!
    Achei o app deles muito bom e fácil de usar. Valor de corretagem também é bem atrativo!
    Comi está enviando o dinheiro pra lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MM. Quase abri conta na DW também. Esta semana vou testar o RemessaOnline. Se der certo farei um post aqui. Abraço.

      Excluir
  10. Opa! Só tenho usado o arremessa OnLine!
    Se quiser usar meu código para ter desconto no spread: MK230

    ResponderExcluir
  11. No 1º uso você ganhará 50% de desconto no spread (e eu ganho 5% na minha próxima Remessa...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valei pelas dicas MM, infelizmente eu já tinha cadastrado a operação e só estou esperando compensar. Abraço!

      Excluir

Comente aqui.

Abaixo você encontra os posts mais recentes da blogosfera financeira