Um trade com mais de 3300% de lucro

Fala galera beleza? 

Retornando após alguns poucos dias de descanso, na verdade mais trabalho do que descanso. E muito estudo. 


Tenho aprofundado meus conhecimentos em criptomoedas, na verdade pelo que tenho lido agora são criptoassets, pois a moda agora é lançar tokens. É incrível a quantidade de empresas que estão se utilizando desse mercado para financiar seus projetos e suas atividades. 

E meu primeiro post do ano é para eu lembrar do meu maior trade em termos percentuais. 

Conforme falado no post anterior, a grande maioria dos blogueiros foca em renda passiva com FIIs e dividendos. 

Eu, particularmente, tentei por essa estratégia em prática, mas parece que o meu foco mesmo é no crescimento do patrimônio e busco diversas formas de alavancar meu capital a fim de obter ganhos mais expressivos.


Dessa forma, uma parte do capital está alocado em imóveis, fundos, REITS/ações nos EUA e títulos. E uma parte eu gosto de deixar para oportunidades.

Essa é receita que venho utilizando ao longo desses mais de dez anos e que tem dado certo para o meu perfil de investimentos. Aliás, essa é uma decisão bem pessoal e cada um deve avaliar qual é o seu perfil e o quão é propenso ao risco. 

Todavia, apesar de focar no crescimento, hoje eu destino algo em torno de 5 a 10% do meu patrimônio global para investimento de alto risco. No passado esse percentual era bem maior, até que algumas circunstâncias forçaram-me a rever essa estratégia e a readequá-la. 



Ao longo desse período acertei diversos trades vencedores, mas nada comparável ao trade que finalizei no final do ano passado. Já peguei altas de até 500% e acompanhei subidas de mais de 1000%. Em ações, diga-se de passagem, pois em criptomoedas a conversa é outra, podendo proporcionar ganhos bem maiores. 

Todavia, o capital alocado para esse trade foi bem pequeno, um valor ridículo diga-se de passagem, devido ao meu gerenciamento de risco, mas que proporcionou um ganho bem interessante.

Antigamente, esse capital destinado para investimentos de maior risco estava em small caps e ações de baixa liquidez, mas infelizmente esse segmento perdeu muita liquidez e não consigo vislumbrar small caps com algum potencial na atualidade. Diferentemente de lá fora, nos EUA, onde temos empresas de tudo que é tipo e para tudo que é gosto: de empresas cujo foco é a cannabis a empresas de biotecnologia e nanotecnolgia e agora empresas que estão começando a explorar os benefícios do blockchain. 

Enfim, o meu trade não foi com criptomoedas. Pelo menos não diretamente, mas com uma empresa listada no OTCMarkets que anunciou uma nova patente com tecnologia blockchain. Parece que qualquer coisa relacionada a criptomoedas é motivo suficiente para especulação e altas espetaculares nos ativos hoje em dia. 


Aliás, o OTCMarket, para quem não conhece é um segmento tipo mercado de balcão com mais de 10.000 ativos listados e alguns milhões de volume. Alguns desses ativos tem um valor de poucos milhares de dólares e são chamados de pennystocks ou pinksheets. Definitivamente é um mercado de altíssimo risco, por isso a minha estratégia de colocar pouca grana em cada ativo, sem falar na necessidade de selecionar cada ativo a dedo e ainda assim correr o risco de ficar preso ou perder o investimento.


Vamos ao trade?


Comprei o papel EPAZ em 10/11/2017. Apenas 5000 papeis a $ 0,0096. Exatamente, você não está vendo errado. Lá, os papéis listados no OTCMarket chegam a ser cotados a $ 0,0001.





E na metade de dezembro o papel literalmente explodiu após o anúncio da empresa. No dia anterior à minha venda. O papel fechou muito forte. E eu só vi toda a subida após o mercado estar fechado. 

Minha cara ao ver o fechamento do papel

Naquele dia o papel tinha atingido $ 0.25. 




No dia seguinte, coloquei metade para vender na abertura e consegui vender a $ 0.31.


Esperei o mercado definir, e quando entrou muita venda em $ 0.37, acabei realizando o restante em $ 0.34.




E não foi o melhor preço. Naquele dia o papel chegou a bater incríveis $ 0.52. Mas não posso reclamar, afinal, lucro bom é lucro no bolso.

Poderia ter investido mais e ganho mais? Poderia. Mas tenho consciência de que posso perder tudo, assim, prefiro investir pequenas quantias em diversos ativos e ter retornos como o acima e valores maiores eu deixo para colocar em ações de boas empresas, REITs e ETFs (falando em ETF, parece que nos próximos dias vai estrear um ETF que vai ter como lastro empresas que estão adotando a tecnologia blockchainReality Shares Nasdaq Blockchain Economy Index).

Bom, voltando à minha estratégia quanto às difamadas pennystocks.: subiu mais que 100% eu procuro vender parte para retirar o investimento. Assim, carrego o restante a custo zero e vou acumulando papeis sem pressa de vender. Sem falar que, ao acertar uma, como foi o caso de EPAZ, o lucro cobre ai o investimento a custo zero em diversos ativos, mitigando o risco.


Antes desse trade já havia acertado um trade de 600%, e já estou com 4 ativos a custo zero.

Mas nem tudo é alegria. Já tem uma com um símbolo Q do lado que é quando é arquivado um pedido de falência (Chapter 7 ou 13 - Bankrupcity) e tem duas que agruparam, o que abre margem para mais quedas. Esse é o risco desse segmento.

O que motivou essa estratégia fora do comum? Bom, acho que o principal é a possibilidade de ter retornos espetaculares com pouco investimento e também o meu vício no cassino que é a renda variável, sem falar que esse retorno é em Dólar, o que potencializa os ganhos frente ao Real.

Além disso, estudando esse mercado, vi diversos ativos, que eram papeis mortos, simplesmente terem subidas fenomenais em função de uma fusão ou reativação ou em virtude de um novo rumo pra empresa, como mostram os gráficos abaixo: 

Fonte: https://br.advfn.com

https://br.advfn.com

E aí pessoal, qual foi o melhor trade de vocês em termos de retorno percentual? 



Disclaimer: As informações acima devem apenas servir de parâmetro para estudo e a decisão de investir ou não deve ser tomada mediante as análises pessoais de cada um. Não sou profissional certificado e o conteúdo apresentado neste site não se trata de recomendação, indicação e/ou aconselhamento de investimento, sendo única e exclusiva responsabilidade do investidor a tomada de decisão.



35 comentários:

  1. Cuidado com OTC e penny stocks Finas já me dei muito mal....que bom que se deu bem dessa...abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu anon, por isso estou investindo só trocados.. Abraço!

      Excluir
  2. Nunca fiz trade, quem sabe um dia !! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Stifler. Então, para fazer trade tem que ter perfil para isso. Se o cara não aguenta as oscilações é perda de tempo. Abraço!

      Excluir
  3. Parabéns pelo trade.
    E realmente, agora qualquer empresa que falar algo relacionado a blockchain o preço da ação já sobe, parece até com a bolha da internet, onde as empresas colocavam ;com em seus nomes e pronto, suas ações já subiam.
    Assim como foi na bolha da internet algumas empresas irão sobreviver e outras não. Isso é, se o governo americano não achar que a empresa é too big to fail.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Aristocrata, vai chegar um momento que a coisa vai estourar. Até lá dá para ganhar algum. Abraço!

      Excluir
  4. Parabéns FB pelo trade.

    Já pensou se fosse pelo menos 1k. Daria uma boa grana.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Cowboy, daria mesmo, mas nesse tipo de papel não dá para arriscar tanto. Só se acumular mais ganhos. Ai invisto somente o lucro a risco zero. Por ora, vou seguindo a minha estrategia. Abraço!

      Excluir
  5. Que beleza Finansfera!

    Estou nessa com as criptos. Chegou em um patamar eu retiro o que investi e deixo o que sobrou para ver o que acontece. Porém sempre respeitando o percentual de risco para isso.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Inglês, estratégia perfeita. Também estou fazendo isso com as criptos, todavia em algumas que subiram um pouco mais forte eu tenho tirado o investimento e mais um pouco para investir em uma nova cripto. Vamos ver até onde isso vai. Abraço!

      Excluir
  6. A história de SUCESSO todo mundo vem contar...no fracasso as pessoas silenciam! Interessante.

    Pontual? Ou você está se achando o novo Jesse Livermore?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia toda a postagem: "Mas nem tudo é alegria. Já tem uma com um símbolo Q do lado que é quando é arquivado um pedido de falência (Chapter 7 ou 13 - Bankrupcity) e tem duas que agruparam, o que abre margem para mais quedas. Esse é o risco desse segmento." Abraço!

      Excluir
  7. O mercado de criptomoedas e afins está meio louco mesmo. Muitas empresas se financiando por meio da venda de tokens...

    Eu não conhecia esse OTCMarket, mas como não sou especialista em trades, prefiro ficar longe rsrs

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Notei isso SM. Acredito que pela facilidade de captação e a falta de entraves com burocracia facilita o acesso a novas empresas através de ICOS do que IPOS, pois hoje não são apenas moedas, mas sim tokens com benefícios em alguns casos. Abraço!

      Excluir
  8. Nunca investi em criptomoedas. Na verdade não sei bem como funciona. Se por acaso eu quiser criar uma criptomoeda eu posso? Como é o lastro disso? Não entendo muito bem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, tenho alguns posts aqui no blog com links úteis que vão te redirecionar para diversas páginas com muito conteúdo para você estudar. Dá uma olhada: http://www.finansferas.com/2017/12/sites-uteis-criptomoedas.html. Abraço!

      Excluir
  9. como fica o imposto nesses casos ? paga aki ou la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paga aqui. Dá uma olhada nesse post do Janota que é de utilidade pública para quem investe no exterior: http://janotainvestidor.blogspot.com.br/2017/10/calculando-impostos-de-investimentos-no.html. Abraço!

      Excluir
  10. Muita especulação em torno das criptos, isto não vai terminar bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Uó, a questão é saber quando vai terminar e se vai terminar. Particularmente, acho que só vai terminar se fecharem todas exchanges do mundo, de forma que as pessoas não consigam mais colocar ou resgatar recursos. Enfim, aí entra lobby, política, questões de interesses e por aí vai. Abraço!

      Excluir
  11. Fiz um trade muito bom na abertura do pregão após escândalo da JBS, foi um retorno de 32% em dois dias. Mas nem se compara aos números que você conseguiu, ainda não tenho essa ousadia!

    Abraço!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma questão de perspectivas... se você colocou 100k, 200k, 500k... e tirou 32% em dois dias é muito mais ousado heheheh. Abraço!

      Excluir
  12. Ola Finans,

    Trade, nao recomendo.

    Voce tem estes ganhos 1, 2, 3 vezes.

    Resolve apostar mais.

    Ganha.

    Se acha o ixperto e coloca 10K.

    Perde tudo, incluindo lucros passados.

    Este é o problema.

    Por isto sou a favor de ser holder.

    Parabens pela operaçao.

    Abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Viver. Cara, é uma questão de perfil e se a pessoa saber jogar o jogo. Eu opero há mais de dez anos. No mercado estrangeiro há quase um ano. O jogo é praticamente o mesmo. Lá fora eu diria que é mais agressivo que aqui. Minha estratégia é tirar o capital e ir arriscando o lucro e ir diversificando o risco. Mas tem que ter perfil e estômago para isso. Abraço!

      Excluir
  13. O cara nao responde nada...vai perder audiencia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Velho, minhas prioridades são família (sempre), trabalho (meu ganha pão de verdade) e meus investimentos. O blog é apenas um diário e arquivo para acompanhar minha evolução. Não é profissional e, por ora, nem pretende ser. Assim, respondo quando sobra um tempo. Abraço!

      Excluir
  14. Podia contar um em que perdeu bastante tbm...só pra provar que nem sempre se ganha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Operar opções a seco. Já perdi 100% e virou pó em poucas semanas. A questão é que, a não ser que opere vendido, o máximo que vai perder é 100% do capital investido.

      Excluir
  15. Olá Finansferas,

    Parabéns pelo trade!

    A estratégia aplicada pelo Templeton era comprar um monte de penny stocks, esquecer e ver depois de alguns anos o que virou. Fez uma fortuna assim, mas é preciso ter sangue frio e estar disposto a arriscar.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá II. Para tudo é preciso estar disposto a arriscar, se não você não sai do lugar, exceto se tiver um aporte fenomenal. No meu caso estou longe de fazer fortuna, mas um trade desses dá um bom up. Abraço!

      Excluir
  16. Gostaria de receber uma força para divulgar o meu novo blog sobre Independência Financeira. Nele vou compartilhar meu último ano antes de começar a viver a sonhada IF. Lá compartilho um olhar menos técnico e uma visão mais pessoal da transição que estou fazendo para deixar meu emprego. Se eu puder divulgar aqui no seu blog ficaria feliz em retribuir a gentileza colocando um link na minha página também.

    IF365 | INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA E APOSENTADORIA ANTECIPADA

    https://srif365.wixsite.com/if365

    Obrigado!

    Sr. IF365

    ResponderExcluir
  17. O que eu fico pensando é que o ser humano em geral só se gaba dos trades vencedores. Mas se soubéssemos o panorama, na maioria dos casos o cidadão acabaria empatando ou perdendo...

    ResponderExcluir
  18. tem que ter coração hein finansferas
    imagina se todo o seu patrimônio ta nessa parada hein, tava no all-in tu ia ta rindo atoa rsrsrs

    ResponderExcluir
  19. Olá, parabéns pelo site!
    Também me interesso por investimentos, principalmente sobre fundos imobiliários. Por isso criei um site para falar sobre fundos imobiliários, se puder dar uma passada nele depois!

    https://palafiita.wordpress.com

    ResponderExcluir

Comente aqui.

Abaixo você encontra os posts mais recentes da blogosfera financeira